Day Off: conheça esse novo benefício!

Employee Experience faz sua empresa mais produtiva. Veja como organizar um bom ambiente aos colaboradores!
26 de Abril de 2024
Leitura de 9 min
Que os formatos para acompanhar e analisar os processos do mundo corporativo têm se transformado nos últimos tempos, não há dúvida alguma. Cada vez mais os empresários e gestores entendem o quanto a produtividade pode ser influenciada por fatores terceiros, valorizando e esforçando-se para obterem ambientes mais organizados e confortáveis. É nesse cenário que o Employee Experience surgiu e ganhou notoriedade.
Employee Experience trata diretamente da transformação do clima organizacional das companhias, visando criar um local de trabalho mais satisfatório para todos os membros das equipes, objetivando um crescimento corporativo.
Sabendo disso, você conhecerá a seguir uma das maiores tendências do mundo corporativo, e conseguirá proporcionar um ambiente muito mais agradável para seus colaboradores. Continue acompanhando e saiba mais!,
Índice:
Employee Experience, ou simplesmente EX, pode ser definido como todo o conjunto de sentimentos e percepções dos colaboradores dentro de uma empresa. Em outras palavras, se trata de uma espécie de cultura implementada pela própria gestão com o foco de apresentar um ambiente melhor e mais adequado para seus funcionários.
O Employee Experience é uma espécie de derivação do conhecido Customer Experience, que tem como foco trabalhar e produzir itens, objetivando a satisfação total dos clientes e, consequentemente, beneficiar a empresa. Porém, neste caso o termo é voltado para os clientes internos, ou seja, dos colaboradores.
Em 2018, Denise Lee publicava na Forbes o que viria a se tornar um dos principais artigos sobre o funcionamento do EX dentro das empresas. Segundo a especialista, essa se trata de uma cultura que visa não apenas a construção de um RH mais humanizado, mas de toda uma cultura organizacional focada no bem-estar do capital humano.
Nesse sentido, tratamos não somente sobre a criação de um clima empresarial mais leve, mas sobre a implantação de melhores condições de trabalho para os colaboradores. Benefícios trabalhistas, planos de carreira, adesão a tecnologia para auxílio a mão de obra e comunicação interna mais eficaz são apenas alguns dos fatores de destaque e importantes nesse tipo de gestão.
Podemos resumir a relação entre esses dois termos como: um é voltado para o público externo e o outro para o público interno.
O Employer Branding foca em divulgar a empresa como marca empregadora, ou seja, cuida da sua imagem para atrair novos talentos. Já o Employee Experience tem a função de criar uma boa experiência para o colaborador, desde a sua chegada até o seu desligamento, quando ocorrer.
Portanto, para que a experiência do colaborador seja positiva, existem 3 pontos que precisam ser levados em consideração: ambiente físico, tecnológico e cultural. Confira mais sobre eles a seguir!
Oferecer um espaço confortável e agradável para se trabalhar é essencial para desenvolver o employee experience. Ao chegar no escritório, a sensação de bem-estar deve ser clara e espontânea.
Para que não ocorram problemas durante o trabalho por conta de ferramentas tecnológicas, manter-se atualizado é necessário. Busque ter bons equipamentos e softwares que entreguem uma boa experiência.
Este ponto está relacionado à cultura organizacional e ao estilo de liderança. Promova ações que valorizem o colaborador e deixe o ambiente leve e produtivo.
Como você pode perceber, o Employee Experience nada mais é do que a linha de gestão que tem como foco aumentar o nível de satisfação dos funcionários com a empresa. Nesse sentido, a partir do momento que ele é trazido para a prática, podem ser notadas vantagens como:
Como citado anteriormente, o Employee Experience pode ser muito vantajoso, tanto para as empresas que o aplicam quanto para os colaboradores que usufruem da nova cultura. Sendo assim, vale descobrir algumas dicas para trazê-lo para dentro da sua organização!
Quando falamos sobre o Employee Experience estamos tratando diretamente sobre conceder benefícios aos colaboradores. No entanto, o único meio de entender qual a real necessidade dos funcionários é conversando com eles.
Sendo assim, para explorar melhor as possibilidades e entender o que trará melhores resultados, é essencial ter um contato direto com os funcionários. Isso pode ser feito através de reuniões, conversas individuais ou até mesmo formulários.
Através disso, é possível atender as necessidades dos colaboradores com maior precisão, o que tornará todo o processo de instauração da nova cultura muito mais simples, rápido e efetivo.
É comum que dentro das empresas os colaboradores acabem criando uma ideia limitada sobre o que lhes seria mais benéfico. Nesse sentido, é muito importante que a empresa tenha em mente o que seus funcionários sentem falta e se organize para providenciar.
Desse modo, não apenas os surpreenderão de maneira mais efetiva, mas conseguirão implementar práticas que manterão o clima organizacional no alto por mais tempo. Conversas acerca de benefícios têm potencial agradável em eventos como confraternizações empresariais e coffee breaks.
Ele nada mais é do que a análise de pessoas por meio de dados. Utiliza-se, portanto, alguma plataforma especializada em people analytics para coletar, organizar e analisar os dados obtidos através de perguntas feitas aos colaboradores.
Através dessa tecnologia, gestores de RH e líderes são capazes de tomar decisões mais assertivas, além de conseguir perceber o que pode ser melhorado e o que tem surtido efeito dentro da corporação e das equipes.
Não há dúvida que o plano de carreira é um dos benefícios mais visados pelos profissionais ao adentrarem uma empresa. Afinal, ele representa uma perspectiva positiva, não apenas para a rotina corporativa e sim para todo um futuro com ascensão de cargos e salários.
Nesse sentido, é necessário estruturar bem uma avaliação de desempenho dentro de uma empresa. Evidenciar aos colaboradores os processos de recrutamento interno e demais possibilidades que a empresa oferece é interessante para criar motivação e reter os talentos.
Desse modo, os funcionários perceberão que estão sendo notados e, por esse motivo, trabalharão com maior motivação em todos os períodos do dia, resultando em melhorias de rendimento.
O feedback é importante para saber o que tem funcionado e o que pode ser melhorado. Como o employee experience é um processo contínuo e mutável, criar esses momentos para troca de ideias e opiniões é necessário para continuar avançando e criando experiências ainda mais positivas.
Portanto, crie rotinas de feedback e defina um fluxo de encontros ao longo dos dias para que esse exercício seja constante e proveitoso para todos.
Alguns exemplos de benefícios que podem ser ofertados são:
Que o iFood é um dos maiores cases de sucesso dos últimos anos, não há dúvida alguma. O iFood decidiu impulsionar o âmbito corporativo possibilitando soluções práticas e sem burocracias.
É nesse cenário que o iFood Benefícios surgiu. Com o objetivo de atender o mundo corporativo, ele se trata de um vale-refeição digital com soluções completas para o ramo alimentício, focada em trazer mais praticidade para gestores e funcionários, com custo 0 e sem taxas e, principalmente, regulamentado no PAT.
Ao ler todos esses tópicos, você já conseguiu perceber o quanto o Employee Experience pode ser revolucionário para a sua empresa. E se você gosta de ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo corporativo, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos materiais completos para você, que deseja tornar a sua gestão ainda mais efetiva e eficaz!